Uma ferramenta de auditoria e de consultoria que integra um processo de análise e um conjunto de recomendações sobre as áreas de produto, serviço, embalagem, preço, inovação, cadeia de abastecimento (compra, produção, logística e atendimento ao cliente), segurança, saúde, meio ambiente, cidadania e organização, colaboradores, local de trabalho, liderança, desempenho e valor acrescentado.
O ESG surge como uma evolução do conceito tradicional de responsabilidade social corporativa (CSR) e pretende avaliar até que ponto uma organização trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de maximizar os lucros em nome dos acionistas. Normalmente, a perspetiva de gestão de ESG inclui trabalhar para atingir um determinado conjunto de objetivos ambientais, sociais (tanto do ponto de vista externo como interno – cidadania e ambiente de trabalho) e ainda de governo das organizações.
O movimento global mais proeminente neste sentido é a adoção dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) pelas Nações Unidas em 2015, sendo o conceito ESG popularmente usado pela primeira vez num relatório de 2004 intitulado “Who Cares Wins” (“Quem se importa ganha”), que foi uma iniciativa conjunta de instituições financeiras a convite da ONU.
A Responsabilidade Social Corporativa é considerada como uma política organizacional interna ou como uma estratégia de ética corporativa. Desde o início do século XXI, evoluiu consideravelmente de decisões individuais e voluntárias das organizações, para modelos de desempenho obrigatórios a nível regional, nacional e internacional. De forma a produzir resultados, a responsabilidade social corporativa deve estar alinhada e integrada no modelo de negócio das organizações.